terça-feira, julho 10, 2007

Nova espada a postos!

Há um novo site que merece uma visita, aos leitores e blogueiros amigos eu indico o Apostolado Defesa Católica:

www.defesacatolica.org


Passem por lá de deixem seus comentários.

sábado, julho 07, 2007

E Como Fica o Ecumenismo???

Está confirmado pela Santa Sé, para o dia 10/07 a publicação do documento da Congregação pela Doutrina da Fé "Respostas a considerar de questões sobre alguns aspectos acerca da doutrina na Igreja", onde será afirmado novamente que a "A Única e Verdadeira Igreja de Cristo É a Igreja Católica".

Discorrendo sobre isto alguém me questionou: "Mas este não foi sempre o entendimento da Igreja? A Igreja não pode ser ao mesmo tempo ecumenica e missionária?".

Eu respondo:

Sim, este sempre foi o entendimento da Igreja, MAS..., que ficou muito obscurecido depois do "subsistit in" da Lumen Gentium, onde se diz que "A verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica", o que permite uma interpretação ambígua.

Se tomamos o "Ecumenismo" no sentido de [1]favorecer o regresso à unidade dos cristãos à única Igreja de Cristo(a Católica), não há realmente incompatibilidade, mas, se tomamo-lo como [2]o movimento no sentido de uma religião única(que não é especificamente a Católica), forma como tem sido atualmente entendido e executado, há sim uma incompatibilidade.

Trocando em miúdos, sendo a Igreja Católica a única e verdadeira Igreja de Cristo, devemos "missionariamente" trabalhar para a conversão de TODOS, protestantes, judeus, muçulmanos, etc., e favorecer a sua volta ou entrada à Única Igreja de Cristo, o ecumenismo[1]. Após o "subsistit in" implantou-se um relativismo eclesiológico que pregava que todas as Igrejas, possuiam a verdade ou parte dela, ou seja, também subsistiam na Igreja fundada por Cristo, sendo assim não há razões para uma ação missionária, pois basta ter uma religião, não importa qual porque todas tem a verdade e nenhuma tem toda a verdade, então teriamos apenas o ecumenismo[2], que é implantado removendo da doutrina católica todas as partes que vierem a se contrapor a doutrina de outras religiões.

Em resumo, este documento inverte completamente o atual sentido do termo ecumenismo para os católicos.

Se, como disse o Papa Paulo VI: "liberar a Missa de Sempre é condenar o Vaticano II através de um símbolo", emitir um documento que corrige uma declaração fundamental do concílio CVII 3 dias após liberar a Missa de Sempre, demonstra que o Santo Padre não pretende usar de símbolismos, está deixando explícita a sua intenção quanto a este concílio.

Viva Bento VXI que está restaurando a Igreja Católica!!
Viva o Papa de Fátima!

sexta-feira, julho 06, 2007

Vaticano reiterará que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica

06/07 - 09:43 - AFP

O Vaticano pretende divulgar um documento reiterando que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica e, com isso, confirmará a declaração "Dominus Iesus" do ano 2000, que suscitou fortes polêmicas no mundo cristão, revelou nesta sexta-feira a imprensa italiana.

Segundo a agência I-Media especializada em notícias do Vaticano, este documento da Congregação para a Doutrina da Fé - antigo Santo Ofício - será publicado no dia 10 de julho.

Este texto voltará a afirmar que a Igreja de Cristo está "realmente e unicamente na Igreja Católica", segundo Il Giornale.

O objetivo é combater "o relativismo eclesiológico", condenado pelo papa Bento XVI, segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não tem mais que uma parte dessa verdade.

Antes de se tornar Papa com o nome de Bento XVI, o cardeal Joseph Ratzinger presidia a Congregação para a Doutrina da Fé, e a declaração "Dominus Iesus" foi divulgada sob sua responsabilidade.

Essa declaração, segundo a qual apenas a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação, causou comoção em meio às igrejas protestantes, classificadas de simples "comunidades eclesiásticas" pela "Dominus Iesus".

Il Giornale informa que a declaração a ser divulgada pelo próximo documento do Vaticano se refere a uma frase do texto do Concílio Vaticano II "lumen gentium" (a luz das nações, sobre a missão universal da Igreja), que afirma que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

Este verbo suscitou diversas interpretações nos últimos anos, embora Il Giornale lembre que o cardeal Ratzinger ressaltava na "Dominus Iesus" que com o emprego de "subsiste" o Concílio queria dizer "existe realmente".

nou/dm

Fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/07/06/vaticano_reiterara_que_a_unica_igreja_de_cristo_e_a_igreja_catolica_912646.html

quarta-feira, julho 04, 2007

Apenas umas Poucas Horas...

Dentro do que já podemos contar como "poucas horas", com base na confirmação da data pelo site I.Media para o dia 07/07, será divulgado o Motu Próprio Liberalizando a Missa Tridentida, que a midia modernista agora chama de Missal de João XXIII, entre os rumores que temos, há um que se presta a comentários, o Missal Tridentino será liberado como forma liturgica "extraordinária" em relação ao Novus Ordo que será a forma liturgica "ordinária".

Pesando sobre ele as acepções que estes termos podem ter em nossa lingua pátria, afinal "ordinário" que no documento papal significaria "Que está na ordem das coisas habituais; comum, habitual, normal", por cá também vem a significar "Medíocre, Grosseiro, De qualidade média ou inferior, Ruim", assim o termo "extraordinário" que o documento nos traria como "Fora do ordinário, Adicional", por aqui também recebe o significado de "Admirável, grandioso, Muito distinto".
[Definições retiradas do Dic. Michaelis.]

Assim como ouvimos dizer "aquele sujeito é um ordinário" ou "aquele sujeito é extraordinário" provavelmente ouviremos dizer "fui ontem numa Missa Extraordinária", e saberemos bem do que falam.

Dentro deste espírito, vale ressaltar uma galeria de imagens postada hoje (04/07) no site Rorate Caeli, que trago para este post, e bem expressa a diferença:
http://rorate-caeli.blogspot.com/2007/07/what-is-there-in-name.html.




Comparando os ritos:

Ordinário
_______________________________

Extraordinário
______________________________

Ordinário

______________________________

Extraordinário

__________________________

Ordinário _____________________________________

Extraordinário

_____________________________________

Ordinário
______________________________
Extraordinário
___________________________
Ordinário
______________________________

Extraordinário
___________________________

Ordinário
_____________________________

Extraordinário



Alessandro Martini


PS.: Os numerólogos de plantão vão ter trabalho, afinal de contas o documento será publicado no dia 07/07/07-Sábado (o sétimo dia da semana), só falta que seja as 07:07.
Haja perfeição!!!