quinta-feira, abril 02, 2009

Introibo ad altare Dei

Fonte: http://januacoeli.wordpress.com/2009/04/02/introibo-ad-altare-dei/

missa-pos-guerra

Não sei exatamente onde e quando foi tirada esta foto; talvez seja até muito famosa e eu não a conheça. O amigo que me enviou, disse-me que foi uma missa celebrada em uma igreja destruída na Segunda Guerra Mundial, logo após o fim da guerra. Gosto sobremaneira dela: dá pra ver os escombros e, mesmo assim, quase dá para sentir o quanto as pessoas estão compenetradas no serviço litúrgico. O templo está em ruínas; mas a Santa Missa é celebrada com toda a dignidade, como se estivesse sendo celebrada na mais imponente igreja da Europa. O templo está destruído, mas a Fé está viva: a Fé sobreviveu à Guerra, sobreviveu aos bombardeios, sobreviveu à destruição. Após o fim da Guerra, volta-se a celebrar a Santa Missa; o sacerdote mais uma vez se paramenta, os assistentes mais uma vez se preparam, os degraus do altar são mais uma vez subidos, o Sacrifício de Cristo mais uma vez se faz presente.

E gosto de olhar para esta foto e pensar que… Deus não nos abandona jamais. O templo físico pode estar destruído, mas basta um sacerdote para que, lá, aconteça o maior milagre da Graça, para que Deus Se faça real e substancialmente presente. Mesmo em meio aos escombros. Mesmo quando tudo está destruído, é possível subir ao altar de Deus, que é a nossa alegria - introibo ad altare Dei / ad Deum qui laetificat iuventutem meam. Mesmo em meio ao pó e às ruínas, é possível cantar os louvores do Altíssimo - confitebor tibi in cithara, Deus, Deus meus. Mesmo quando não temos mais nada, é-nos possível esperar em Deus - spera in Deo, quoniam adhuc confitebor illi.

E, ao mesmo tempo, é triste olhar para esta foto e imaginar que, se fosse nos dias de hoje… quem iria oferecer a Santa Missa nestas condições? Em uma igreja em ruínas, após a guerra, sem luz elétrica, [aparentemente] sem povo… em quantas almas católicas encontraríamos hoje o zelo pelas coisas de Deus demonstrado por estes cinco homens numa fotografia em branco e preto? E, no entanto, isto é tão importante, pois é para isso que os sacerdotes são ordenados…!

Nos escombros de uma igreja, sozinho, o sacerdote se mantém firme porque sabe que está diante de Deus. Sabe que é à Trindade Santa que ele está ofertando o Sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor. Sabe que o ritual por ele desempenhado tem valor infinito, e Deus é digno de ser infinitamente adorado. Sabe que toda a Igreja está com ele; que a Santa Missa transcende o tempo e o espaço e o coloca diante do Trono Eterno do Altíssimo. Sabe tudo isso e, por isso, porta-se como convém. Mesmo numa igreja em ruínas.

Será pedir muito encontrar este zelo nos sacerdotes dos nossos dias? Será sonhar muito alto querer que os ministros do Deus Altíssimo sejam ciosos das coisas sagradas, inflamados de um santo desejo da glória de Deus e da salvação das almas? Rezemos ao Senhor da Messe, para que nos mande bons trabalhadores. E elevemos os olhos para os Céus, de onde nos virá o nosso socorro. Esperemos em Deus. Nunca nos esqueçamos dessa verdade tantas vezes repetidas na Liturgia da Santa Igreja: adjutorium nostrum in nomine Domini / qui fecit coelum et terram.

quarta-feira, abril 01, 2009

Bispo Fellay Nomeado novo Arcebispo de Saint Louis

Fonte: http://stlouiscatholic.blogspot.com/2009/04/breaking-news-sspx-bishop-fellay-named.html

Em uma jogada ousada e surpreendente, a Santa Sé anunciou hoje que Sua Excelência Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, foi nomeado como novo Arcebispo de Saint Louis.

Esta entrevista foi acompanhada por um decreto da Congregação para os Bispos que proporciona uma imediata mas temporária competência para padres e bispos da FSSPX em todo o mundo. Esta competência envolve a elevação temporária da FSSPX a uma Prelazia pessoal, mas essa estrutura é concedida apenas durante 2 anos, sujeita a revisão.

(O link para o anúncio no site da Santa Sé foi removido, acho que devido ao tráfego, mas vou reposta-lo assim que tornar-se dísponível).

Uma conferência de imprensa terá lugar amanhã na Arquidiocese de CHANCERY às 3h. O orgão de imprensa da FSSPX, DICI, postou a seguinte declaração do Arcebispo-eleito Fellay:

Estou grato ao Santo Padre por esta nomeação, a confiança que ela representa, bem como o reconhecimento da tradição que ela necessariamente implica.
Este é o culminar de um longo caminho de oração e de sofrimento para muitos fiéis católicos. Tenho também de agradecer ao meu antecessor imediato Arcebispo Burke, que lançou as bases para uma verdadeira restauração.

Aguardo com expectativa a prática re-implementação da tradição católica, em St. Louis. Exorto todos os meus amados filhos no sacerdócio para restabelecer a Missa antiga - também chamada "Extraordinário Forma" - nas suas freguesias, o mais rapidamente possível. It is my intent to make the celebration of the traditional liturgy mandatory in every parish, allowing an indult for one Ordinary Form Mass per Sunday and Holy Day in order to facilitate the transition to the restoration of the timeless Mass for those who have become accustomed to the newer form.
É minha intenção fazer a celebração da liturgia tradicional obrigatória em cada freguesia, permitindo um indulto para uma Missa na forma ordinária em cada Domingo e Dia Santo, a fim de facilitar a transição para o restabelecimento do Missa de sempre para aqueles que se encontram acostumados com a nova forma.

São Pio X e St. Louis rogai por nós!. Peço todos os católicos em St. Louis para que rezem por mim também.

+ Bernard Fellay
Menzingen
1º De abril de 2009



Feliz Primeiro de Abril
!