terça-feira, dezembro 02, 2008

1 - A dignidade do Padre - P.III

Excelência do poder sacerdotal

Mede-se também a dignidade do padre pelo poder que ele exerce sobre o corpo real e o corpo místico de Jesus Cristo.

Quanto ao corpo real, é de fé que no momento em que o padre consagra, o Verbo encarnado se obrigou a obedecer-lhe, vindo às suas mãos sob as espécies sacramentais. Causou espanto que Deus obedecesse a Josué, e mandasse ao sol que se detivesse à sua voz, quando ele disse: Sol! fica-te imóvel diante de Gabaon... E o sol deteve-se no meio do Céu 16.

Mas é muito maior prodígio que Deus, em obediência a poucas palavras do padre 17, desça sobre o altar, ou a qualquer parte em que o sacerdote o chame, quantas vezes o chamar, e se ponha entre as suas mãos, embora
esse sacerdote seja seu inimigo! Aí permanece inteiramente à disposição do padre, que pode transportá-lo à sua vontade dum lugar para outro, encerrálo no tabernáculo, expô-lo no altar, ou ministrá-lo aos outros. É o que exprime com admiração S. Lourenço Justiniano, falando dos padre: “Bem alto é o poder que lhes é dado! Quando querem, demudam o pão em corpo de Cristo: o Verbo encarnado desde do Céu e desce verdadeiramente à mesa do altar! É-lhes dado um poder que nunca foi outorgado aos anjos. Estes conservam-se junto do trono de Deus; os sacerdotes têm-no nas mãos, dão-no ao povo e eles próprios o comungam” 18.

Quando ao corpo místico de Jesus Cristo, que se compõe de todos os fiéis, tem o sacerdote o poder das chaves: pode livrar do inferno o pecador, torná-lo digno do Paraíso, e, de escravo do demônio, fazê-lo filho de Deus. O próprio Jesus Cristo se obrigou a estar pela sentença do padre, em recusar ou conceder o perdão, conforme o padre recusar ou dar a absolvição, contanto que o penitente seja digno dela.

De modo que o juízo de Deus está na mão do padre, diz S. Máximo de Turim 19. A sentença do padre precede, ajuda S. Pedro Damião, e Deus a subscreve 20. Assim, conclui S. João Crisóstomo, o Senhor supremo do universo não faz senão seguir o seu servo, confirmando no Céu tudo quanto ele decide na terra 21.

Os padres, diz Sto. Inácio mártir, são os dispensadores das graças divinas e os consócios de Deus 22. E, segundo S. Próspero, são a honra e as colunas da Igreja, portas e porteiros do Céu 23. Se Jesus Cristo descesse a uma igreja, e se sentasse num confessionário para administrar o sacramento da Penitência, ao mesmo tempo que um padre sentado no outro, o divino Redentor diria: Ego te absolvo o padre diria o mesmo: Ego te absolvo; e os penitentes ficariam igualmente absolvidos, tanto por um como pelo outro.

Que honra para um súdito, se o seu rei lhe desse poder para livrar da prisão quem lhe aprouvesse! Mas muito maior é o poder dado pelo Padre Eterno a Jesus Cristo, e por Jesus Cristo aos padres, para livrarem do inferno, não só os corpos, mas até as almas; esta reflexão é de S. João Crisóstomo 24.

[A Selva - SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO]

16. Obediente Domino voci hominis! — Sol, contra Gabaon ne movearis... Stetit itaque sol in
medio coeli (Jos. 10, 12).
17. Hoc est corpus meum.
18. Maxima illis est collata potestas! Ad eorum pene libitum, corpus Christi de panis
transsubstantiatur materia; descendit de coelo in carne Verbum, et altaris verissime reperitur
in mensa! Hoc illis praerogatur ex gratia, quod nusquam datum est angelis. Hi assistunt Deo;
illi contrectant manibus, tribuunt populis, et in se suscipiunt (Serm. de Euchar.).
19. Tanta ei (Petro) potestas attributa est judicandi, ut in arbitrio ejus poneretur coeleste
judicium (In Nat. B. Petri. hom. 3).
20. Praecedit Petri sententiam Redemptoris (Serm. 26).
21. Dominus sequitur servum; et quidquid hic in inferioribus judicaverit, hoc ille in supernis
comprobat (De Verbis Is. hom. 5).
22. In domo Dei, divinorum bonorum aeconomos, sociosque Dei, sacerdotes respicite (Ep.
ad Palyc.).
23. Ipsi sunt Ecclesiae decus, columnae firmissimae; ipsi januae, Civitatis aeternae, per quos
omnes ingrediuntur ad Christum; ipsi janitores, quibus claves datae sunt regni coelorum; ipsi
dispensatores regiae domus, quorum arbitrio dividuntur gradus singulorum (De Vita cont. 1.
2, c. 2).
24. Omne judicium a Filio illis traditum... Nam quasi in coelum translati, ad principatum istum
perducti sunt. Si cui rex hunc honorem detulerit, ut potestatem habeat quoscumque in carcerem
conjectos laxandi, beatus ille judicio omnium fuerit; at vero, qui tanto majorem a Deo accepit
potestatem, quanto animae corporibus praestant (De Sacerd. 1. 3).

2 comentários:

Anônimo disse...

" Olá,
Acabei de visitar o seu blog. Que alegria ver quantos irmãos estão investindo na internet para a evangelização. Bendito seja Deus e parabéns pela iniciativa!

Quero me apresentar, sou Fernanda Cavanha Nobre. Faço parte da equipe de divulgação da rádio Beatitudes, vc já conhece (www.radiobeatitudes.com)?

A webradio Beatitudes é uma radio 24 hs de evangelização no ar, além de temos uma vasta grade de programação AO VIVO. Gostaria de convidar você para conhecer, vale a pena :)
E olha que legal: vc pode incrementar seu blog colocando o player da rádio pra tocar nele... legal né? to passando pra vc o link para vc ver como faz, se for de seu interesse. http://www.radiobeatitudes.com/beatitudesnoblog.htm

É isso aí... Deus abençoe esta sua missão de evangelizar na internet, viu????
Obrigada pelos seus textos e artigos...
Fraternalmente,
Fernanda Cavanha Nobre
COM DEUS ATÉ O FIM MESMO SEM ENTENDER"

Anônimo disse...

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Fernanda Cavanha Nobre
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