quarta-feira, dezembro 03, 2008

1 - A dignidade do Padre - P.IV

A dignidade do padre excede todas as dignidades criadas

A dignidade sacerdotal é pois neste mundo a mais alta de todas as dignidades, nota Sto. Ambrósio 25. Ela excede, diz S. Bernardo, todas as dignidades dos imperadores e dos anjos 26. Santo Ambrósio ajunta que a dignidade do padre sobreleva à dos reis como o ouro ao chumbo 27. A razão disso, segundo S. João Crisóstomo, é que o poder dos reis só se estendem aos bens temporais e aos corpos, ao passo que o dos padres abrange os bens espirituais e as almas 28. Donde se conclui, em conformidade com o que fica exposto, que o poder ou a dignidade do padre é tão superior à dos príncipes como a alma ao corpo; era o que já tinha dito o Papa S. Clemente 29.

É uma glória para os reis da terra honrar os padres; é isso próprio dum bom príncipe, diz o Papa Marcelo 30. Os reis, diz Pedro de Blois, apressam-se a dobrar o joelho diante do sacerdote, a beijar-te a mão, e a abaixar humildemente a cabeça para receberem a sua bênção 31.

Reconhecem assim a superioridade do sacerdócio, diz S. João Crisóstomo 32. Conta Barónio 33 que Leôncio, bispo de Trípoli, tendo sido chamado à côrte pela imperatriz Eusébia, lhe mandara dizer que, se queria a visita dele, era necessário que primeiro aceitasse as seguintes condições: que à sua chegada a imperatriz desceria do seu trono, viria inclinar a cabeça sob as suas mãos, pedir-lhe e receber dele a bênção; depois ele se assentaria,
e ela só o poderia fazer com permissão sua. Terminava por dizer-lhe que, a não se darem essas condições, jamais poria os pés na sua côrte.

Convidado para a mesa do imperador Máximo, S. Martinho brindou primeiro o seu capelão e só depois o imperador 34. No Concílio de Nicéia, quis Constantino Magno ocupar o último lugar, depois de todos os sacerdotes, num assento menos elevado; e ainda se não quis assentar sem permissão deles 35. O santo rei Boleslau tinha pelos sacerdotes uma tal veneração que não se assentava na presença deles.

A dignidade sacerdotal ultrapassa até a dos anjos, razão por que também estes a veneram 36. Velam os anjos da guarda pelas almas que lhe estão confiadas, de modo que, se elas se encontram em estado de pecado mortal, excitam-nas a recorrer aos sacerdotes, esperando que eles pronunciem a sentença de absolvição; assim fala S. Pedro Damião 37.

Se um moribundo pedir a assistência de S. Miguel, bem poderá, é verdade, este glorioso arcanjo expulsar os demônios que o cercarem, mas não quebrar-lhes as cadeias, se não vier um padre que o absolva. Acabando S. Francisco de Sales de conferir a ordem de presbítero a um digno clérigo, notou à saída que ele trocava algumas palavras com outra pessoa, a quem queria ceder a passo. Interrogado pelo Santo, respondeu ao jovem sacerdote que o Senhor o tinha honrado com a presença visível do seu anjo da guarda.

Este antes da sua elevação ao sacerdócio caminhava à sua direita e precedia-o, mas agora tomava a esquerda e recusava caminhar diante; por isso ele se tinha ficado à porta, numa santa contenda com o anjo. S. Francisco de Assis dizia: “Se eu visse um padre, primeiro ajoelharia diante do padre, e depois diante do anjo 38”.

Mais ainda, o poder do padre excede até o da santíssima Virgem; porque a Mãe de Deus pode pedir por uma alma e obter-lhe quanto quiser pelas suas súplicas, mas não pode absolvê-la da menor falta. Escutemos Inocêncio III: “Embora a santíssima Virgem esteja elevada acima dos apóstolos, não foi contudo a ela, mas a eles que o Senhor confiou as chaves do reino dos céus 39”.

Por outro lado, S. Bernardino de Sena, dirigindo-se a Maria, diz igualmente que Deus elevou o sacerdócio acima dela 40; e eis a razão que dá: Maria concebeu Jesus Cristo uma só vez; o padre pela consagração concebe-o, por assim dizer, quantas vezes quer; de modo que, se a pessoa do Redentor ainda não existisse no mundo, o padre, pronunciando as palavras das consagração, produziria realmente esta pessoa sublime do Homem-Deus.

Daqui esta bela exclamação de Sto. Agostinho: “Ó venerável dignidade a dos sacerdotes, entre cujas mãos o Filho de Deus encarna como encarnou no seio da Virgem! 41”. Por isso S. Bernardo, entre muitos outros, chama aos padres pais de Jesus Cristo 42. De fato, são causa da existência real da pessoa de Jesus Cristo na Hóstia consagrada.

De certo modo, pode o padre dizer-se criador do seu Criador, porque pronunciando as palavras da consagração, cria Jesus Cristo sobre o altar, onde lhe dá o ser sacramental, e o produz como vítima para o oferecer ao Padre eterno. Para criar o mundo, Deus só disse uma palavra: Disse, e tudo foi feito 43; do mesmo modo, basta que o sacerdote diga sobre o pão: Isto é o meu corpo; = Hoc est corpus meum; e eis que o pão deixou de ser pão: é o corpo de Jesus Cristo. S. Bernardino de Sena vê nesta maravilha um poder igual ao que criou o universo 44. E Sto. Agostinho exclama de assombro: “Ó venerável e sagrado poder o das mãos do padre! Ó glorioso ministério! Aquele que me criou a mim, deu-me, se ouso dizê-lo, o poder de o criar a ele; e ele que me criou sem mim, criou-se a si por meio de mim!”45

Assim como a palavra de Deus criou o céu e a terra, assim também, diz S. Jerônimo, as palavras do padre criam Jesus Cristo 46. Tão alta é a dignidade do padre que vai até abençoar sobre o altar o próprio Jesus, como Vítima para oferecer ao Padre eterno. Segundo nota o Pe. Mansi 47, no sacrifício da Missa, Jesus Cristo é considerado como Sacrificador principal e como Vítima: como Sacrificador abençoa o padre; mas, como Vítima, é abençoado pelo padre.

[A Selva - SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO]

25. Nihil in hoc saeculo excellentius (De dignit. sac. c. 3).
26. Praetulit vos, sacerdotes, regibus et imperatoribus; praetulit angelis (Serm. ad Pastor. in syn.).
27. Longe erit inferius, quam si plumbum ad auri fulgorem compares (De dignit. sacer. c. 2).
28. Habent principes vinculi potestatem, verum corporum solum; sacerdotes vinculum etiam animarum contingit (De Sacerd. 1. 3).
29. Quanto anima corpore praestantior est, tanto est sacerdotium regno excellentius (Constit. apost. 1. 2, c. 34).
30. Boni principis est Dei sacerdotes honorare (Cap. Boni princ. dist. 96).
31. Reges flexis genibus offerunt ei munera, et deosculantur manum, ut ex ejus contactu sanctificentur (Serm. 47).
32. Major est hic principatus quam regis; propterea rex caput submittit manui sacerdotis (De Verbis Is. hom. 4).
33. Anno 325, n. 16.
34. Sulpicio Severo (Vit. S. Mart. c. 23).
35. Eusébio de César (Vit. Constant. 1. 3, c. 22).
36. Sacerdotium ipsi quoque angeli venerantur (Orat ad Naz.).
37. Licet assistant angeli, praesidentis (sacerdotis) imperium exspectantes, nullus tamen eorum ligandi atque solvendi possidet potestatem (Serm. 26).
38. Opera Orac. 22.
39. Licet Beatissima Virgo excellentior fuerit Apostolis, non tamen illi, sed istis Dominus claves egni coelorum commisit (Cap. Nova quaedam. De Paenit.).
40. Virgo benedicta, excusa me, qui non loquor contra te: sacerdotium ipse praetulit supra te (T. 1. s. 20. a. 2. c. 7).
41. O veneranda sacerdotum dignitas, in quorum manibus, velut in utero Virginis, Filius Dei incarnatur! (Molina, Instr. Sacerd. tr. 1, c. 5, § 2).
42. Parentes Christi (S. ad Past. in syn.).
43. Ipse dixit, et facta sunt (Ps. 32, 9).
44. Potestas sacerdotis est sicut potestas Personarum divinarum; quia, in panis transsubstantione, tanta requiritur virtus, quanta in mundi creatione (Loco cit.).
45. O venerabiles sanctitudo manuum! O felix exercitium! Qui creavit me (si fas est dicere) dedit mihi creare se; et qui creavit me sine me, ipse creavit se mediante me!
46. Ad nutum Domini, ex nihilo substiterunt excelsa coelorum vasta terrarum; ita parem potentiam in spiritualibus sacerdotis verbis praebet virtus (Hom. de Corpore Chris.).
47. Biblioth. tr. 22, d. 12.


Nenhum comentário: