segunda-feira, dezembro 29, 2008

1 - A dignidade do Padre - P.V

O alto posto ocupado pelo padre

A excelência da dignidade sacerdotal mede-se também pelo alto posto que o padre ocupa. No sínodo de Chartres, celebrado em 1550, é chamado “a morada dos santos” 48. Dá-se aos padres o título de vigários de Jesus Cristo, e assim os chama Sto. Agostinho, porque fazem as suas vezes na terra 49. Tal é também a linguagem empregada por S. Carlos Borromeu no sínodo de Milão: Somos nós os embaixadores de Jesus Cristo; é Deus quem pela nossa boca vos exorta 50. Foi o que o próprio Apóstolo declarou.

Subindo ao Céu, o divino Redentor deixou os sacerdotes para serem na terra os mediadores entre Deus e os homens, particularmente ao altar, como diz S. Lourenço Justiniano: “Deve o padre aproximar-se do altar como o próprio Jesus Cristo” 51. S. Cipriano diz: “O padre ocupa verdadeiramente o lugar e desempenha o ofício do Salvador 52; e S. Crisóstomo: Quando virdes o sacerdote a oferecer o sacrifício, vêde a mão de Jesus Cristo estendida dum modo invisível” 53.


Ocupa também o padre o lugar do Salvador, quando remite os pecados, dizendo: Ego te absolvo. O grande poder que o Padre eterno deu o seu divino Filho, comunica-o Jesus Cristo aos padres, De suo vestiens sacerdotes, segundo a expressão de Tertualiano.

Para perdoar um pecado, é necessário o poder do Altíssimo, como a Igreja o faz ouvir nas suas orações 54.
Tinham pois razão os judeus, quando, ao verem que Jesus Cristo perdoava os pecados ao paralítico, disseram: “Quem senão Deus pode perdoar os pecados?” 55 Mas esta graça que só Deus pode fazer pela sua onipotência, o padre a pode também dispensar por estas palavras: Ego te absolvo a peccatis tuis; porque a forma, ou, se o quiserem, as palavras da forma, pronunciadas pelo padre nos sacramentos, operam imediatamente o que significam.

Qual seria o nosso espanto, se víssemos um homem que, mediante algumas palavras, tinha a virtude de tornar branca a pele dum negro! O padre faz mais, quando diz: Eu te absolvo, — porque no mesmo instante demuda em amigo um inimigo de Deus, e um escravo do inferno num herdeiro do Céu.

O cardeal Hugues põe na boca do Senhor estas palavras, que representa dirigidas a um sacerdote ao absolver um pecador: Eu fiz o céu e a terra, mas dou-te o poder para fazeres uma criação mais nobre e melhor: duma
alma manchada pelo pecado, faze uma alma nova (Faze uma alma nova, quer dizer, faze que uma alma pecadora e escrava de Lúcifer se torne minha filha). Mandei à terra que produza os seus frutos; dou-te um poder melhor, o de produzires frutos nas almas
56.

Privada da graça, é a alma como uma árvore seca, que não pode produzir nenhum fruto; mas, recobrando a graça pelo ministério do padre, produz frutos de vida eterna. Santo Agostinho ajunta que a justificação dum pecador é uma obra maior que a de criar o céu e a terra 57. O Senhor diz a Jó: Tendes vós um braço como o de Deus, e uma voz trovejante como a sua? 58 Ora, quem é que tem um braço semelhante ao de Deus e como Deus faz trovejar a sua voz? É o padre que, dando a absolvição, se serve do braço e da voz do próprio Deus, para livrar do inferno as almas.

Lemos em Sto. Ambrósio que o padre, quando absolve, opera o mesmo que faz o Espírito Santo, quando justifica as almas59. Eis por que o divino Redentor, ao conferir aos padres o poder de absolver, lhes deu o seu Espírito: Soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo: aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e a quem os retiverdes serlhes-ão retidos 60. Deu-lhes o seu Espírito que santifica as almas, e estabeleceu-os cooperadores seus, conforme a expressão do Apóstolo 61. E S. Gregório ajunta: “Receberam o poder judicial supremo, para em nome de Deus remitirem ou reterem os pecados aos outros” 62. Razão tem pois S. Clemente de chamar ao padre um Deus na terra 63. Davi disse: Veio Deus à assembléia dos deuses 64. Segundo a explicação de Sto. Agostinho, os deuses de que fala são os sacerdotes 65. E eis o que diz Inocêncio III: “Os padres se chamam deuses, por causa da dignidade do seu ofício” 66.

[A Selva - SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO]

48. Locus sanctorum.
49. Vos estis Vicarii Christi, qui vicem ejus geritis (Ad Ft in er. s. 36)
50. Dei personam in terris gerentes. — Pro Christo legatione fungimur, tamquam Deoexhortante per nos (2. Cor. 5, 20).
51. Accedat sacerdos ad altaris tribunal ut Christus (Serm. de Euc.).
52. Sacerdos vice Christi vere fungitur (Ep. ad Caeci).
53. Cum videris sacerdotem offerentem consideres Christi manum invisibiliter extensam (Ad pop. Ant. hom. 60).
54. Deus, qui omnipotentiam tuam parcendo maxime et miserando manifestas (Dom. 10 post Pent.).
55. Quis potest dimittere peccata, nisi solus Deus? (Luc. 5, 21)
56. Ego feci coelum et terram, verumtamen meliorem et nobiliorem creationem do tibi: fac novam animam, quae est in peccato. Ego feci ut terra produceret fructus suos; do tibi meliorem creationem, ut anima fructus suos producat.
57. Prorsus majus hoc esse dixerim, quam est coelum et terra, et quaecumque cernuntur in coelo et in terra (In Jo tr. 72).
58. Et si habes brachium sicut Deus, e si voce simili tonas? (Job. 40, 2).
59. Manus Spitus Sancti, officium Sacerdotis.
60. Insufflavit, e dixit eis: Accipite Spiritum Sanctum: quorum remiseritis peccata, remittuntur eis; et quorum retinueritis, retenta sunt (Jo 20, 22).
61. Dei enim sumus adjutores (1. Cor. 3, 9).
62. Principatum superni judicii sortiuntur, ut, vice Dei, quibusdam peccata retineant, quibusdam relaxent (In Evang. hom. 26).
63. Post Deum, terrenus Deus (Const. apost. 1. 2, c. 26).
64. Deus stetit in synagoga deorum (Ps. 81, 1).
65. Dii excelsi, in quorum synagoga Deus deorum stare desiderat (Ad Fr. in er. s. 36).
66. Sacerdotes, propter officii dignitatem, Deorum nomine nuncupantur (Can. Cum ex injucto. De Haeret).

Nenhum comentário: