sábado, junho 19, 2010

O Último Cume

Fonte: http://www.padredemetrio.com.br/2010/05/o-ultimo-cume/

Na Espanha - sim, na Espanha laicista de Zapatero - o cineasta Juan Manuel Cotelo resolveu rodar um documentário sobre a vida do sacerdote Pablo Domínguez, um homem com seus quarenta e dois anos, que segundo La Cigueña de La Torre, era o sacerdote mais promissor de seu país: “inteligente, brilhante, simpático, de personalidade transbordante, e, sobretudo, bom”. Um intelectual, a quem esperavam ver logo com uma mitra na cabeça, falecido recentemente em um trágico acidente de montanha.

O que impressiona no filme - além do testemunho do sacerdote - é a coragem do cineasta para realizar uma obra dessas, justamente em um período no qual parece estar tão em baixa a credibilidade dos sacerdotes.

No início do filme, diz Cotelo: “Os especialistas me disseram claramente: ‘Se hoje crucifico a um sacerdote em público, vou ter êxito, e vão dar-me importantes prêmios’. Se, ao contrário, falo bem de um padre, vão crucificar-me”.

Segue dizendo: ”Não é pederasta, nem mulherengo, nem ladrão, tampouco é exorcista, não é missionário na selva, não é fundador de uma nova instituição da Igreja, não é nem sequer pároco”. E, seguindo ACIdigital: ”o desafio é contar a história de um sacerdote bondoso que impactou muita gente, e a cujo funeral acudiram umas três mil pessoas e mais de 20 bispos”. “Tivesse-me encantado encontrar algo mal em Pablo. Eu o haveria incluído no documentário, mas é que não existe. Seu confessor me disse que, simplesmente, era alguém muito bom, com uma alma de menino”.

Assista aqui aos primeiros cinco minutos do filme, realmente muito instigante:

O filme estreará no próximo quatro de junho em Madrid. Tenho muita vontade de vê-lo!

Mais informações aqui: www.laultimacima.com

Nenhum comentário: