Citações
"Crente e incrédulo, cada qual a seu modo, participam da dúvida e da fé, caso não se ocultem de si mesmos e da verdade de sua existência" (J. Ratzinger).
“Aconteceu uma vez... Produziu-se uma incêndio num circo, situado perto de uma cidadezinha do interior. O diretor enviou um palhaço, que estava trajado para o espetáculo, para informar o que estava acontecendo, ao povo da cidade. O palhaço tentou convencer às pessoas reunidas na praça, para que fossem ajudar no circo, apagar o incêndio que se havia produzido em suas instalações. Os gritos do palhaço foram interpretados como um truque do ofício. Não conseguiu convencer a ninguém. Aplaudiam-lhe e riam até as lágrimas. Ele, porém, fez tudo o possível para convencer o povo que não era ficção, nem truques do ofício, senão que se tratava de uma dura e triste realidade. Suas lágrimas apenas conseguiam o efeito de intensificar as risadas daqueles que o viam e escutavam. O espetáculo durou até que o fogo se alastrou por toda a cidadezinha. A ajuda chegou tarde. Infelizmente, o circo e a cidade foram devastados pelas chamas”.(Conto de Soren Kierkegaard)
"A linguagem defasada da fé assemelha-se a essa imagem: vestidos com roupas de palhaço, fazemos rir as pessoas em vez de anunciar-lhes a boa-nova de Jesus Cristo." (comentário de J. Ratzinger ao conto de S. Kierkegaard)
No fundo de todo cristão dorme um ateu que a qualquer momento pode acordar e fazer perguntas fatais a quem nunca pensou em profundidade sua fé. (J. B. Libanio)
Comentários retirados do livro "Introdução ao Cristianismo" de J. Ratzinger, que pode ser encontrado AQUI.